CNO é a sigla para o Cadastro Nacional de Obras. Seu objetivo é documentar e guardar informações sobre as obras do país. Mas afinal, você sabe para que serve o Cadastro Nacional de Obras e a sua importância no cenário da construção civil nacional?

Esse é instrumento do Governo Federal para a documentação das obras que ocorrem no país. Todavia, também é importante para a gestão de obra da empresa responsável pelo empreendimento.

O CNO também é responsável por exigir o cumprimento de muitos aspectos relacionados à gestão, como planejamento, orçamentos corretos, cronogramas e acompanhamento e evolução da obra.

Além disso, aspectos burocráticos que tangem o mercado da construção, especialmente a obtenção de documentos e licenças, são os principais pontos que o CNO auxilia as empresas do setor. Com o Cadastro Nacional de Obras, a obra é regularizada.

Além disso, há um maior acerto das contribuições previdenciárias. Desse modo, é uma forma eficiente de evitar obstáculos relacionados à fraude fiscal e ilegalidade nas obras. Também vale destacar que a inscrição é obrigatória por lei para toda obra no setor de construção civil.

Portanto, o CNO e gestão de obra é uma via de mão dupla. À medida que a gestão de obra se torna mais eficiente, maior o controle dos processos e dados inseridos no sistema e menores são os riscos quanto à questão fiscal da empresa, evitando assim processos na esfera civil.

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Relacionados:

Microempreendedor individual (MEI)

O que é MEI?

O MEI – Microempreendedor Individual é um modelo de empresa simplificado que cresceu em grande proporção ao longo dos últimos

Contabilidade

Principais desafios para o contador iniciante

Principalmente para o contador que acaba de se formar, encontrar boas oportunidades pode representar uma difícil tarefa. O mercado da

plugins premium WordPress


Olá🖐️
​precisa de ajuda?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.